A queda de cabelo pós parto causa pânico na maioria das mulheres, e nenhuma delas está livre, o que pode variar é a quantidade de queda dos fios de mulher para mulher, umas mais outras menos.
Aqui em casa quem entrou em pânico com minha queda de cabelo foi o meu esposo, ao ver a quantidade de fios que se espalharam pela casa, travesseiros, ralos, escova de cabelo, roupas, enfim, em todo lugar tinha cabelo. Era realmente assustador, eu entrei em pânico, quando um dia ao lavar o cabelo, no momento que fui pentear, fiz uma bola de cabelos que cabia em uma mão. Apesar de todos dizer que a queda de cabelo pós parto é normal, juro, que eu achei que ia ficar careca. O meu cabelo reduziu consideravelmente, o que eu pude perceber era que, a queda ocorria em toda a cabeça, e não só em um ponto especifico, quando a queda não acontece de uma forma homogênea ou seja ela se concentra em pontos específicos, formando falhas, deve-se procurar o médico.
Depois de tanto me desesperar, fui procura explicações lógicas para aquela situação que deixa qualquer um em pânico. Quando estamos grávidas passamos por uma revolução hormonal em nosso organismo, a queda natural dos fios que todo mundo tem, onde caem cerca de 100 a 125 fios por dia, se estabiliza, e o cabelo quase não cai, procure se lembrar de quando estava grávida, ou se você ainda está grávida, observe. Os folículos capilares entram na chamada “fase de repouso”, e por isso caem menos.
Quando o bebê nasce os hormônios antes em revolução, voltam ao normal, se estabilizam, e cerca de três meses após o parto, os cabelos começam a cair. Lembra quando disse que, em uma pessoa normal caem cerca de 100 a 125 fios por dia, no pós parto caem cerca de 500 fios por dia. Mas fique calma, você não vai ficar careca, palavra de quem já passou por isso.
Por que o cabelo cai mais no pós parto?
A sabedoria popular, tem várias explicações, dentre elas a mais estranha que ouvi é que, o bebê está conhecendo a mãe. As explicações lógicas para queda de cabelo são: mudança hormonal, fatores emocionais, mudanças bruscas de peso, cirurgias e alimentação. Ou seja, nós mães passamos por quase tudo isso ao mesmo tempo, então não tem como os fios não caírem.
Percebemos mais a queda quando lavamos os cabelos, ou os escovamos, alguns aconselham que, o ideal seria diminuir as lavagens, e deixar os cabelos secarem naturalmente, ou cortar os cabelos para disfarçar a falta de volume, mas isso não resolverá a situação, apenas diminuirá o desespero de ver os fios indo embora.
O que eu posso fazer para amenizar a queda?
Infelizmente não há muito a se fazer, a não ser esperar. Não faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica, principalmente se você estiver amamentando.
Alguns alimentos são ricos em vitaminas que podem fortalecer, e acelerar o crescimento dos fios, como castanha do Pará, manga, gérmen de trigo, laranja, cenoura, pepino entre outros. Tenha uma dieta rica em frutas, verduras e legumes. Alimentos ricos em:
- Vitamina A: que podem ser encontrados em bife de fígado, gema de ovo, leite e seus derivado,
- Vitamina B: cereais, carnes magras, e nozes,
- Zinco: ostras, fígado e gérmen de trigo,
- Beta-caroteno: cenoura, rúcula e agrião, proteínas, peixe, frango, queijo, feijão, leite, soja e tofu,
- Ferro: uva passas e couve,
Estes alimentos podem lhe auxiliar a diminuir a queda de cabelo, mas a ingestão desses devem ser feita regularmente.
Por quanto tempo o cabelo vai cair?
Aproximadamente seis meses após o parto, o cabelo começa a parar de cair e aos poucos ele voltará ao normal. Você perceberá novos fios nascendo em toda cabeça, principalmente na frente próximo a testa. Fiquei feliz ao ver novos fios nascendo o difícil foi doma-los, pois eles vão crescendo todos espetados, quando escovamos o cabelo então! A boa noticia é que eles crescem rápido.
Se o seu cabelo continuar caindo passado os seis meses após o parto, é bom procurar um médico ginecologista ou dermatologista, para verificar se o seu organismo não está em carência de alguma vitamina, você pode estar com anemia ou problemas na tiroide.