Os riscos do Mel para bebês

Todos nós sabemos dos inúmeros benefícios do mel, bom para gripes e resfriados e usado até para prisão de ventre, o mel é um alimento muito saudável. O mel tem outras vantagens, em sua composição, encontra-se vitaminas como, Proteínas, Cálcio, Ferro, sua fórmula dá energia, o fero presente no mel ajuda na síntese da hemoglobina, (proteína dos glóbulos vermelhos), e na prevenção da anemia, enquanto o cálcio colabora para a prevenção de raquitismo (em crianças), osteomalácia (em adultos) e osteoporose (em idosos), o que nada mais é do que o enfraquecimento dos ossos.

Mas você sabia que segundo a ANVISA, (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o mel é contra indicado para criança menores de 1 ano. Baseado em estudos a ANVISA afirma que, pode haver no mel bactérias (Clostridium botulinum) causadoras do botulismo, o risco de haver esporos da bactéria independe da marca do mel.

O que é o Botulismo?

O botulismo é uma doença rara, porém grave, causada pela bactéria Clostridium botulinum, essa bactéria pode estar presente em alimentos preservados ou enlatados de forma inadequada, no solo, ou água não tratada. Os alimentos mais comumente contaminados são, vegetais em conservas caseiras, carne de porco e presunto curados, peixe defumado ou cru, e mel ou xarope de milho. O botulismo também pode ocorrer, se a bactéria entrar em ferimentos abertos e produzir as toxinas ali. Fique atenta com os xaropes, há risco de se encontra a bactéria causadora do botulismo, no xarope de milho.

Quais os seus sintomas?

A bactéria atinge o sistema nervoso, e seus sintomas são, tremores, dificuldade de deglutição, moleza no corpo e falta de apetite. Em casos mais graves, há o risco de insuficiência respiratória e de complicações neurológicas. Segundo o Guia Brasileiro de Vigilância Epidemiológica, a doença é responsável por 5% das mortes súbitas em crianças menores de 1 ano de idade.

Por que há risco da doença, para crianças menores de 1 ano?

Segundo os pediatras, até os seis meses, o sistema gastrintestinal da criança ainda não está totalmente desenvolvido, e por isso elas estão mais suscetíveis a doença, mas eles recomendam que o mel só deve ser dado a criança a partir de 1 ano de idade, em quantidades moderadas.

Qual o período de incubação da doença, e quais são os seus sintomas?

Saiba que período de incubação da doença pode ser entre 8 à 36 horas, em alguns casos até no máximo alguns dias, se depois desse prazo a criança não apresentar nenhum sintoma como vômito, diarreia, fraqueza e dificuldade para engolir, ela não está mais sujeita ao perigo do botulismo. Em caso de dúvida, o ideal é procurar um médico.

 

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *