Para os pais Católicos, batizar seus filhos o quanto antes é extremamente importante, o batismo para igreja católica é uma forma de apresentar a criança para a sociedade, e como se Deus marcasse a criança como seu filho, o batismo é uma ordem obrigatória a todo católico, representa um novo nascimento. Os padres recomendam que o batizado seja feito antes mesmo da criança completa um ano, porque a criança passará pela cerimonia de uma forma mais tranquila.
Sendo de uma família Católica, eu, e meu esposo, decidimos batizar a Malú o quanto antes, e mesmo assim só conseguimos batiza-la com 5 meses, devido a agenda do meu esposo, não conseguíamos conciliar o curso de batismo, que é obrigatório, com sua agenda de trabalho. Lembro até que foi uma correria, aqui na paróquia que nós a batizamos, o curso é feito na véspera do batismo, e dura a tarde toda do sábado, e no domingo pela manhã acontece o batizado.
Decidimos fazer uma comemoração simples, logo após a cerimonia. Sabíamos que a celebração acabaria próximo ao horário do almoço, e então decidimos servir um almoço para família, e na verdade foi só a família mesmo, algumas pessoas optam por fazer uma grande festa, mas não foi esse o nosso caso, apesar de ser um evento extremamente importante, eu e meu esposo achamos que era algo muito pessoal e particular, deveria sim ser comemorado, mas de uma forma mais restrita. Algumas pessoas também se limitam em convidar somente padrinhos e avós da criança, o que também acho muito válido, o mais importante e que se celebre esse acontecimento único na vida do seu filho(a).
Você provavelmente deve estar cansada com a nova rotina que se estabeleceu em sua vida com a chegada do bebê, e não encontra animo para organizar nada, ou o orçamento pode estar curto para fazer uma comemoração a essa altura do campeonato, mas você tem algumas possibilidades para valorizar esse momento, por exemplo, vamos supor que você decida não ter nenhum trabalho em organizar uma comemoração, nesse caso o ideal é que você restrinja a cerimonia aos padrinhos, e avós da criança, ou no máximo familiares de primeiro grau. Nesse caso você pode convidar a todos, boca a boca, virtualmente ou optando por um convite simples, seja ele comprado pronto, ou confeccionado por você. Se o batizado acontecer no período manhã, como no meu caso, você poderá convidar a todos para comemorar em restaurante por exemplo, e cada um paga sua conta, desde que seja explicado antes, e com exceção dos padrinhos da criança, que por regra os pais pagam a conta deles. Você também tem a opção de pagar o almoço para todos, e cada um paga só o que bebeu por exemplo.
O almoço em restaurante pode parecer um pouco impessoal, para que a comemoração fique mais a sua cara, você pode fazer alguns enfeites de mesa, e marcar os lugares na mesa com o nome de cada convidado, deixando uma lembrancinha do batizado em cada ponto marcado da mesa, é uma forma de demonstrar aos convidados um pouco de carinho.
Agora se você optou por fazer uma comemoração, saiba que o tipo de comemoração vai depender muito do horário da celebração.
Batizado de manhã cedo: Se o batizado acontecer bem cedo, e acabar em um horário intermediário entre café da manhã e almoço, uma opção é servir um brunch, uma mistura de café da manhã e almoço juntos, nesse caso o cardápio você pode incluir algumas opções como: pães, queijos, cereais, saladas, tortas, quiches, sucos, frutas e etc.
Batizado no fim da manhã: Quando o batizado acontece no fim da manhã, o ideal é servir um almoço, é bom pensar em um local que irá acomodar bem a todos, o cardápio pode contar com massas e saladas, e molhos variados, carne branca e vermelha para agradar a todos os paladares, sobremesas podem ser tortas, mousses, você pode fazer uma mesa de docinhos e bolo de batizado.
Batizado a tarde: Na minha opinião, um horário ótimo para comemoração. Você pode servir um lanche, é mais prático do que servir um almoço, e não precisa ser algo tão elaborado como no brunch, a opção de cardápio é café, chás, bolo, croissant, e etc. Você também pode optar por um coquetel, e servir salgadinhos.
Decoração: Não se preocupe com uma decoração temática e elaborada, para esse tipo de evento você pode usar tons pasteis, flores claras, e temas religiosos, anjos, divino espirito santo e etc.
Lembrancinhas: Existe várias opções para lembrancinhas, escolha algo ligado ao tema religioso, como mini terços, água benta, medalhinhas entre outras, se preferir você pode oferecer uma lembrancinha diferenciada para os padrinhos. As lembrancinhas são uma forma de guarda na memória aquele dia tão especial, é um carinho para os convidados.
Fotos: Reprodução Internet