Gostaria de viver na contra mão do capitalismo, mas as vezes isso parece ser muito difícil, assim como o dia das mães, dias dos pais, dias dos namorados e vários e vários dias criados para estimular o consumismo, o dia da criança não é diferente. Algumas pessoas na intenção de não se render a esse consumismo desenfreado, costumam dizer que é só mais um dia como qualquer outro, e que todos os dias são dos pais, das mães, das crianças… Na verdade eu não gosto muito de pensar que esses são dias comuns, é verdade que todos os dias são dos pais, mães, namorados e crianças, mas ter um dia para se celebrar, e comemorar é importante.
Hoje é dia das crianças, é um dia especial, é um dia para celebrar a presença abençoada desses que enchem nossas vidas de alegria, que nos faz completos e que nos leva a pensar no bem, e desejar um futuro melhor. E por isso, esse dia é especial, e deve ser celebrado com toda sua inocência, toda sua pureza, sua grandeza.
Apesar de ser uma data comercial, e de os comerciais de TV envolverem nossas crianças, os estimulando desde de pequenos a consumir. Hoje é dia de ensinar valores aos nossos filhos, e mostrar a eles que a felicidade não está apenas em algo material, não estou dizendo para não presentear seus filhos, imagina, longe de mim, na verdade é muito bom ganhar um presentes, pois o maior presente é o gesto de carinho de quem os dá, demonstrando que se lembrou e pensou em você, querendo agradar a quem presenteia. Tudo isso é muito importante, bonito e nobre, o que não carrega esses valores, é esse consumismo desenfreado que conduzem nossas vidas, que e covardemente envolvem nossos pequenos desde de cedo. É triste saber, que algumas pessoas só sentem feliz ao consumir. O pior é acreditar, que só se comemorar ou se valoriza uma data um momento especial, com um bem material.
Hoje é um dia de demonstrar carinho, amor, de demostrar aos nossos filhos que eles são muito importantes para nós, são bênçãos em nossas vidas, e algo tão grandioso não se expressa com brinquedos, mas com sentimento. A valor nas coisas simples, e o prazer e alegria das emoções de um dia, ficam por toda uma vida.
Por isso que tal programar um dia bem bacana para passar com um seu filho, um passeio no parque, um piquenique a sessão de cinema do filme preferido dele, brincar com ele o dia todo, fazer uma cabaninha, se lambuzarem de sorvete, fazer bolinhas de sabão, pular corda, amarelinha, fazer tudo que ele mais gosta, hoje é dia de se sujar de contar histórias, tomar banho de mangueira, de os encher de beijos, na verdade todos os dias são, mas hoje é aquele dia que foi reservado para que você possa demonstrar todo o seu carinho de uma forma intensa, e de arrancar o máximo de sorriso desse ser especial.
Aqui em casa somos um pouco as avessas, costumamos trocar presentes fora de data mesmo, presenteamos quando sentimos vontade. Malú hoje está com 1 ano e 5 meses e ainda não sabe se hoje é domingo ou dia das crianças, sei que quando crescer talvez se deixe envolver por esse sistema desleal e capitalista, mas farei o meu papel, e sempre que possível mostrarei a ela que há valores e alegria nos sentimentos.
Se pensarmos e analisarmos friamente sobre esse sistema que vivemos, veremos que ele é realmente covarde e desleal, se aproveita da inocência de uma criança para criar nela o desejo por um brinquedo, agora imagina se essa criança é filha de um pobre desempregado, em uma casa cheia de irmãos como esse pai diz a esse filho, que nesse dia das crianças não tem presente. Por isso tento viver sim na contramão desse sistema, por mais que isso pareça impossível, quero ensinar a Malú a valorizar as pessoas, os sentimentos, a viver com o pouco e saber que não se precisa de muito para ser feliz, que podemos doar o que nos sobra para aqueles que não tem condição, e principalmente, que o ser humano tem a capacidade de multiplicar o sentimento mais bonito, mas muitas vezes esquecido o amor pelo próximo.
Essa semana fui ao shopping, entrei em uma loja de brinquedos, estava procurando o Olaf do filme Frozen, Malú adora! Foi ai que reparei aquela loja lotada, todos na euforia para comprar, um corre -corre para conseguir o presente, antes que ele se esgote na prateleira, foi ai que pensei onde estão nossos valores?! O que estamos ensinado aos nossos filhos?! Não comprei o brinquedo para Malú, estava absurdamente caro, claro que por causa da data, graças a Deus tinha condições para compra-lo, mas prefiro fazer isso depois que passar essa semana, assim o comprarei com calma e talvez com um preço melhor.
Hoje o dia aqui em casa começou assim, Malú assistiu o seu filme preferido, vamos tomar um banho e leva-la para brincar no parque, e aproveitaremos para almoçar por lá, passearemos na lagoa, e dedicaremos o nosso dia a ela, hoje não tem brinquedo mais tem amor, terá alegria e diversão, e isso ela poderá sentir e carregar para vida.
Foto: Reprodução PHOTOSof.org