Não tem jeito, grande parte da vaidade feminina está nos cabelos. Estamos sempre tentando deixar os cabelos mais bonitos, seja pintando, cauterizando, fazendo luzes, progressivas… Quando pensamos em uma mudança de visual, a primeira coisa que mudamos são os cabelo. Os cabelos tem um papel fundamental na auto estima da mulher, se o cabelo não está bom, não estamos bem. Mas como cuidar dos cabelos na gestação, se você está acostumada a pintar ou é refém de uma alisamento químico, saiba que para tudo na vida há uma solução.
Quando ficamos grávidas, é comum surgirem dúvidas com o que se pode ou não pode fazer, e quando falamos de cabelo então, estas dúvidas são ainda mais frequentes. Dizem que o brilho e movimento dos cabelos, estão ligados também a fatores emocionais, na verdade são vários os fatores que influenciam na beleza e saúde dos fios, estes fatores envolvem uma boa alimentação, hormônios e influências emocionais também.
Dizem que as grávidas ficam com os cabelos mais bonitos durante a gestação, o que acontece é que na gravidez existem uma revolução hormonal acontecendo em nosso corpo, então algumas mulheres podem ficar com os cabelos mais oleosos, e outras com os cabelos mais secos, o mesmo acontece com a pele. O que se pode dizer com certeza é que, cada mulher perceberá uma mudança diferente com relação a pele e ao cabelo, e o fato é que a textura dos fios tendem a mudar.
Para você que não vive sem realizar certos procedimentos com relação ao cabelo fique atenta as substâncias proibidas: Formol, glutaraldeído, amônia, iodo e chumbo são substâncias proibidas. Na hora de mudar o visual, vale a pena dar uma olhada na composição da tinta e na dúvida sempre peça informação ao seu médico.
Veja então o que fazer em cada caso:
Tingir os cabelos:
Não existe nenhuma pesquisa concreta, com relação ao que se pode acontecer para gestante e bebês quando as mesmas decidem pintar aos cabelos. O que sabemos é que os ginecologistas são unanimes ao recomendar que, só se pinte os cabelos, após o fim do primeiro trimestre de gestação. Mesmo assim, alguns cuidados devem ser seguidos, tais como, sempre verifique nas embalagens dos produtos, se há alguma substância proibida, tais como as mencionadas acima. Fuja das tinturas permanentes, cujo as substâncias químicas são mais fortes, de preferencia as hennas e xampus tonalizantes.
Mas o que fazer se você tem cabelos brancos, ainda está no primeiro trimestre de gestação e ele estão te enlouquecendo. Uma opção é disfarça-los com lenços, existe uma infinidade de formas de usa-los, e eles podem dar um charme ao visual, ou usar alguns produtos disponíveis no mercado para cobrir os fios brancos, são os famosos corretivos de raiz que podem ser encontrados em embalagens que se parecem com um rímel ou um bastão, mas estes saem na água, e só valem para quem tem pouco fios brancos.
Alisar os cabelos:
Os alisamentos químicos, estão terminantemente proibidos. Ficou chocada com a noticia?! Assim como as tintas permanentes, muitos produtos utilizados para fazer alisamento, principalmente à base de formol e seus derivados, contêm substâncias químicas e metais pesados que fazem mal ao bebê. Nesse caso o melhor é não arriscar.
Mas o que fazer então?!
Nesse caso não há muito a se fazer, o que se recomenda é muita hidratação nós fios, as cauterizações estão liberadas, o que já ajuda um pouco, assim como os secadores, chapinhas e babyliss. Invista em bons produtos que contenham manteiga de karité, manteiga de cupuaçu ou óleo de jojoba, e abuse das tranças e afins.
Reflexos ou luzes:
Estão liberados, depois do primeiro trimestre de gestação, seguindo o mesmo critério do tingimento, e o procedimento deve ser feito somente no comprimento do fio nunca na raiz.
Queda de cabelo:
O mais comum é a queda capilar no pós parto, você pode conferir sobre esse assunto clicando aqui, mas caso ocorra a queda durante a gestação, é importante comunicar ao seu médico para que ele possa verificar se o seu organismo não está com carência de alguma vitamina.